A seleção de Portugal iniciou hoje com uma derrota, em Mielec, a participação no Campeonato da Europa feminino de futebol de sub-19, perdendo por 2-0 frente à Espanha, atual campeã continental, na ronda inaugural do Grupo B.
Face à grande favorita do torneio, Portugal fez um jogo positivo, mas não o suficiente para manter a partida equilibrada.
As espanholas chegaram ao 1-0 de grande penalidade, a fechar a primeira parte, quando Portugal ainda discutia o resultado. Na segunda metade, a seleção espanhola fixou o 2-0 final, com as lusas a disporem de oportunidades para marcar, mas sem sucesso.
Portugal conteve bem a pressão inicial de Espanha e teve alguma qualidade no ataque, com transições rápidas, criando mesmo duas boas ocasiões.
Primeiro, em cabeceamento de Maísa Correia, aos 16 minutos, e depois em remate ao lado da mesma jogadora, após grande jogada de Carolina Santiago.
As lusas acabaram por sofrer um golo de penálti e foram para o intervalo em desvantagem. Daniela Agote converteu o castigo a favor das espanholas, aos 44 minutos.
Após o intervalo, a Espanha acelerou o ritmo e voltou a marcar, aos 57 minutos, por Alara Aguirrezabala.
A desvantagem de dois golos não anulou o bom jogo luso, sobretudo com as substituições feitas. As recém-entradas Lara Martins, Carolina Tristão e Marta Gago deram novo fôlego à equipa.
O próximo encontro de Portugal é com a Inglaterra, na quarta-feira.