O avançado sueco Viktor Gyökeres, atualmente sob processo disciplinar no Sporting por faltar à apresentação no início da pré-época, continua no centro de uma polémica que divide opiniões. O comentador da CMTV Fernando Mendes abordou o caso em direto, reconhecendo as ambições do jogador, mas sublinhando a dívida que o internacional sueco tem para com o clube de Alvalade.
Gyökeres, de 27 anos, chegou ao Sporting em 2023/24, proveniente do Coventry, por 20 milhões de euros, assinando um contrato válido até 2027/28, com uma cláusula de rescisão fixada em 100 milhões. Na última temporada, o sueco sagrou-se o melhor marcador da I Liga, com 39 golos em 33 jogos, desempenho que despertou o interesse do Arsenal. No entanto, Frederico Varandas, presidente do Sporting, já deixou claro que rejeitará propostas abaixo dos 60 milhões de euros fixos, mais 10 milhões em objetivos.
“O importante disto é o Sporting, não é o Gyökeres”, afirmou o antigo jogador, que admitiu desconhecer os detalhes do desentendimento entre as partes. “Podia ter sido resolvido de outra maneira, principalmente pela parte do Gyökeres. Já ouvimos que havia mensagens, havia não sei quê. Para acabar com esta confusão, mostrem as mensagens. O Sporting prometeu ao Gyökeres ir por sessenta milhões, mais dez. E acaba-se com isto de uma vez por todas.”
Fernando Mendes reforçou ainda que o Sporting “não merecia isto”, destacando o impacto que o jogador teve no plantel. “O Gyökeres vai fazer falta. Claro que faz, um jogador desta dimensão faz falta ao Sporting. Mas não nos podemos esquecer também: ninguém conhecia o Gyökeres. A realidade é esta. Quando ele apareceu aqui, não era conhecido. Perguntámos: ‘Quem é este rapagão?’. Ele deve muito ao Sporting.”
Apesar de compreender as motivações do atacante, o Fernando Mendes salientou a relação especial que Gyökeres estabeleceu com o clube e a sua massa associativa. “Entendo a posição dele, querer ir para o outro campeonato, ganhar mais dinheiro, para o campeonato mais competitivo do mundo. Mas um jogador que atingiu esta dimensão, amado por 100% dos sportinguistas, o gosto que ele mostrou sempre em estar no Sporting, a felicidade que demonstrava ter… Acho que não restava outra solução ao Sporting do que tomar esta posição.”
O caso mantém-se em aberto, com o futuro do artilheiro sueco ainda por definir, enquanto o Sporting se prepara para defender o bicampeonato nacional conquistado nas últimas duas épocas. Os leões iniciaram a preparação da nova época em 01 de julho, na academia do clube, em Alcochete, e partiram ontem para a segunda fase da preparação, que terá lugar em Lagos, no Algarve, até ao dia 21 do corrente mês.