José Fernando Rio, antigo candidato à presidência do FC Porto, não esconde o desconforto ao comentar a possível ida de Sérgio Conceição para o Benfica.
Em declarações à Rádio Renascença, o ex-dirigente do FC Porto traçou uma análise surpreendentemente pragmática sobre o futuro do treinador, mesclando elogios profissionais com uma evidente mágoa clubística.
“Sérgio Conceição é um homem livre e íntegro”, começou por afirmar José Fernando Rio, estabelecendo desde logo o direito do técnico de escolher seu destino. “O Porto não quis continuar a contar com ele. O Benfica é um grande clube, oferece condições ótimas e permite-lhe competir num campeonato que ele gosta”, reconheceu.
Os elogios ao treinador foram categóricos: “Um dos melhores da Europa, altamente profissional e competitivo”. Rio foi além ao admitir que Sérgio Conceição “seria um excelente treinador para o Benfica”, capaz de elevar o rival a “patamares a que não está habituado” – uma afirmação que certamente causará arrepios a muitos adeptos azuis e brancos.
Porém, quando confrontado com seu sentimento pessoal, o antigo candidato não escondeu a angústia: “Só fico sossegado com o Sérgio Conceição a treinar no estrangeiro. Ou no FC Porto. Em qualquer outro clube português, custar-me-ia muito”.
As declarações de José Fernando Rio surgem num momento em que surgem notícias de que Luís Filipe Vieira será candidato à presidência do Benfica e tem acordo com Sérgio Conceição para liderar a equipa técnica, caso vença o ato eleitoral agendado para para 25 de outubro.