De Olho no Nice: O perfil do adversário do Benfica na Liga dos Campeões

O Nice, adversário do Benfica na terceira pré-eliminatória da Liga Campeões, consolidou-se como uma equipa competitiva no futebol francês ao alcançar o quarto lugar na última edição da Ligue 1. O clube do Côte d’Azur pretende fazer história ao estrear-se na principal competição europeia de clubes, apesar de não contar com um plantel repleto de estrelas.

Com um passado glorioso nos anos 1950, quando conquistou quatro títulos nacionais, o Nice participou por duas vezes na antiga Taça dos Campeões Europeus (1956/57 e 1959/60), alcançando em ambas as ocasiões os quartos de final. No entanto, nunca conseguiu qualificar-se para o formato moderno da Liga dos Campeões, tendo falhado o acesso na fase de play-off em 2017/18.

Na temporada passada, sob o comando do italiano Francesco Farioli, atual treinador do FC Porto, o Nice regressou às competições europeias através da Liga Europa, após ter terminado em quinto lugar no campeonato francês em 2023/24. A equipa acabaria por não ultrapassar a fase de grupos da prova.

A estratégia do Nice tem passado por construir um plantel equilibrado, sem grandes investimentos em jogadores mediáticos. Esta política ficou evidente no mercado de transferências atual, com a saída do guarda-redes titular Marcin Bulka e a venda do defesa Jean-Clair Todibo ao West Ham por 40 milhões de euros. O central francês, que já passou pelo Benfica, estava emprestado ao clube inglês na última época.

Entre as contratações, destacam-se o extremo sueco Isak Jansson, proveniente do Rapid Viena, e o guarda-redes senegalês Yehvann Diouf, que chegou do Reims. O clube reforçou-se ainda com os jovens Gabin Bernardeau, a custo zero, e Juma Bah, emprestado pelo Manchester City.

No plantel mantêm-se figuras experientes como o brasileiro Dante, de 41 anos, antigo jogador do Bayern Munique, e o avançado costa-marfinense Evan Guessand, melhor marcador da equipa na última temporada com 13 golos, dois a mais que o francês Gaetan Laborde, que também se mantém no clube.

O Benfica enfrentará pela 40.ª vez uma equipa francesa em provas europeias, com um historial favorável de 19 vitórias, 11 empates e nove derrotas. O último confronto ocorreu no play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões da época passada, quando as “águias” eliminaram o Mónaco, adversário que já tinham encontrado na fase de grupos.

Este será o primeiro encontro oficial entre Benfica e Nice, depois de em 2022 as equipas terem disputado um jogo particular, vencido pelos portugueses por 3-0.

O Benfica vai visitar a Côte d’Azur a 05 ou 06 de agosto, recebendo depois a equipa gaulesa em 12 de agosto, já depois de ter jogado na Luz com o Rio Ave, na primeira jornada da I Liga, cujo arranque está marcado para o fim de semana de 09 e 10.

Consulte o programa da terceira pré-eliminatória de qualificação da Liga dos Campeões, após o sorteio realizado hoje em Nyon, na Suíça.

Fonte da Matéria

Guardar (0)
Por favor, faça login para marcar Fechar
Compartilhar:
Add a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *