O Banco de Poupança e Crédito (BPC) aprovou três processos de financiamento, no valor de 21 mil milhões de Kwanzas, no âmbito do programa de alívio financeiro excepcional para as empresas vandalizadas durante a greve convocada pelos taxistas em Julho.
De acordo com dados oficiais do banco, referentes ao período até 15 de Agosto, foram apresentadas dez solicitações ao programa, todas consideradas elegíveis. No entanto, sete processos continuam em fase de análise.
Os financiamentos já aprovados serão aplicados no pagamento de salários em atraso, na reabilitação urgente de instalações e na aquisição de stock e mercadorias para a retoma da actividade comercial.
Luanda concentra o maior volume de pedidos e de verbas aprovadas, com sete candidaturas registadas e três já com aprovação. Malanje apresentou três solicitações, mas ainda não viu nenhum processo ser formalmente aprovado.
O programa de emergência foi criado pelo Executivo angolano que disponibilizou, uma linha de financiamento de 50 mil milhões de Kwanzas para apoio às empresas afectadas pelos tumultos nas províncias de Luanda, Huambo, Icolo e Bengo, Huíla e Malanje.