O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em Angola e a BFA Capital Markets rubricaram nesta sexta-feira, 1 de Agosto, um memorando de entendimento para impulsionar as finanças sustentáveis no País.
O documento, a que a E&M teve acesso, estabelece como objectivo principal dinamizar os mercados de capitais e fomentar o financiamento dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em território angolano.
“Estamos a construir pontes entre o capital privado e os projectos de que Angola necessita para o seu futuro”, declarou Denise António, representante residente do PNUD em Angola, durante a cerimónia de assinatura que decorreu em Luanda.
António Simões, presidente do Conselho de Administração da BFA Capital Markets, sublinhou o carácter transformador da iniciativa.”Assumimos a responsabilidade e a oportunidade de canalizar as poupanças dos angolanos para investimentos que gerem retorno financeiro e, simultaneamente, contribuam para o desenvolvimento do país”.
A parceria prevê o desenvolvimento de instrumentos financeiros inovadores, incluindo títulos verdes (green bonds) e fundos de impacto, bem como programas de capacitaçãopara instituições financeiras locais.