Um grupo de 35 formandos do Centro Integrado de Formação Tecnológica (CINFOTEC-Huambo) vai embarcar para a República Popular da China em Setembro para uma formação especializada em Mecatrónica.
O curso, com duração de um ano e seis meses, integra um programa de três anos, sendo metade realizado na China e a outra metade em Angola, no âmbito da cooperação bilateral entre os dois países.
O director do CINFOTEC-Huambo, Geraldo Pambassange, revelou à ANGOP que a formação abrange áreas de ponta, como robótica, automação e programação avançada, utilizando mais de 80% da tecnologia disponível no centro. Os jovens selecionados, entre 70 candidatos, terão emprego garantido numa instituição angolana após o regresso.
Além da Mecatrónica, o centro está a preparar novos cursos, como mecanização agrícola, design gráfico e pilotagem de drones, previstos para arrancar entre Setembro e Outubro deste ano. Estas formações visam responder às necessidades do mercado angolano, especialmente nos sectores do turismo e agricultura.
Desde a sua criação, há um ano e seis meses, o CINFOTEC-Huambo já formou 3.175 jovens, sendo 1.958 em 2024 e 997 no primeiro semestre de 2025. A instituição, equipada com 30 laboratórios e seis oficinas, tem capacidade para formar 732 alunos por período em áreas como TIC, Electricidade, Energias Renováveis e Mecânica.