Arábia Saudita e Paquistão firmam pacto de defesa mútua após ataque a Hamas no Catar

A Arábia Saudita e o Paquistão assinaram esta quarta-feira, 17, um “acordo estratégico de defesa mútua”, comprometendo-se a responder conjuntamente em caso de ataque a qualquer um dos dois países. O entendimento surge pouco mais de uma semana após o bombardeamento israelita contra o Hamas em Doha, que intensificou a tensão no Golfo.

Segundo a agência oficial saudita SPA, o pacto estipula que “qualquer agressão contra um dos dois países será considerada uma agressão contra ambos”.

Reforço de alianças estratégicas

O acordo foi formalizado durante a visita de Estado do primeiro-ministro paquistanês, Shehbaz Sharif, a Riade, onde se encontrou com o príncipe herdeiro, Mohammed bin Salman.

O Paquistão, detentor de armas nucleares e que há quatro meses viveu o seu pior confronto em décadas com a Índia, reforça assim a cooperação militar com Riade num momento de crescente instabilidade regional.

A assinatura do pacto acontece após o ataque israelita de 9 de Setembro contra o movimento palestiniano Hamas em Doha, uma ofensiva inédita que abalou o Catar e deixou em alerta a região do Golfo, tradicionalmente sob a proteção militar dos Estados Unidos.

Embora a Arábia Saudita busque diversificar alianças de segurança, o país mantém fortes relações económicas com a Índia, uma das maiores potências nucleares e também grande importadora de petróleo. Só em 2024, Arábia Saudita e Iraque representaram 45% das importações indianas de crude.

Add a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *