Angola e a República do Congo estão a relançar a sua cooperação económica, com destaque para a geração de condições que estimulem o investimento privado entre os dois países.
A intenção foi manifestada durante um encontro recente, em Brazzaville, entre o legado angolano Vicente Muanda e o ministro congolês da Cooperação e Promoção da Parceria, Denis Christel Sassou Nguesso.
Durante a reunião, os dois responsáveis abordaram o hodierno estado das relações bilaterais e analisaram estratégias para substanciar a diplomacia económica angolana, no quadro do processo de diversificação da economia em curso.
O legado Vicente Muanda sublinhou que, sendo Angola e o Congo países vizinhos, é precípuo que, para além dos esforços político-diplomáticos, haja também um impulso concreto à cooperação económica.
O diplomata defendeu a urgência de acções práticas que incentivem os empresários dos dois países a adoptarem uma postura mais proactiva.
Entre as medidas destacadas, Muanda apontou a simplificação e desburocratização dos processos de investimento em Angola, muito porquê a recente diferença da Lei do Investimento Privado, que oferece novas vantagens aos investidores, visando gerar um envolvente de negócios mais favorável e atractivo para parcerias económicas sustentáveis.