Jaime Alguersuari, ex-piloto de Fórmula 1, vê o momento atual da Red Bull Racing como o encerramento definitivo de um ciclo vitorioso. Para ele, a recente demissão de Christian Horner representa o fim de uma era, e a saída de Max Verstappen seria apenas uma questão de tempo.
Em participação no podcast Chequered Flag, o espanhol não poupou críticas à situação atual da equipe: “Acho que é o fim de uma era, para ser honesto. Foi uma longa jornada para Christian e sua equipe”, disse Alguersuari, que embora nunca tenha corrido diretamente pela Red Bull Racing, atuou como piloto reserva e colaborador em simuladores na Red Bull Technology.
Alguersuari elogiou o legado da equipe: “Eles fizeram coisas incríveis na Fórmula 1. Melhor do que o esperado, se pensarmos no tempo que estiveram na categoria. É uma marca de energético, e se compararmos com Ferrari ou McLaren, é impressionante o que conquistaram nesse período. Parte disso é mérito de Christian. Temos que ser claros e honestos.”
Mas segundo ele, esse capítulo vitorioso chegou ao fim: “Nada dura para sempre. Você não vence para sempre, também não perde para sempre. É uma mudança de era agora. Quem sabe o que vem pela frente para a Red Bull? Eu não sei.”
O espanhol também acredita que a saída de Verstappen está próxima, e que o clima interno da equipe já não é o mesmo há algum tempo: “Posso dizer que houve muita movimentação interna nos últimos anos, com diversas decisões de Helmut Marko, de Christian, pilotos indo e voltando. A coisa já estava instável”, acrescentou.
Ele ainda apontou a saída de Adrian Newey como mais um indício de ruptura: “Newey saiu por um motivo. Deve haver uma razão para sua saída. E agora parece que toda a equipe está desmoronando. É assim que enxergo de fora. Tenho plena certeza de que Max também vai sair”, completou Alguersuari.