A Red Bull surpreendeu e chocou a todos nesta quarta-feira (9) com o anúncio da saída de Christian Horner com efeito imediato. O dirigente não termina a temporada 2025 no comando da equipe austríaca, passando o bastão para Laurent Mekies.
O dirigente britânico esteve à frente do time das bebidas energéticas desde sua criação no grid 2005 e, portanto, há 20 anos. Ao longo do caminho, portanto, apesar de períodos difíceis, também puderam aproveitar juntos tempos bastante proveitosos e vitoriosos.
Primeiro, foi o extremo domínio de Sebastian Vettel. A parceria entre o alemão e a Red Bull trouxe muitos frutos e entre 2010 e 2013, o competidor conquistou todos os títulos de pilotos, enquanto a equipe saiu campeã no Mundial de Construtores.
Depois, foi a vez de Max Verstappen também aproveitar inúmeras conquistas junto com o time austríaco. Entre 2021 e 2023, conseguiu também quatro títulos mundiais, e a Red Bull pôde juntas mais dois canecos de construtores.
Entretanto, nos últimos tempos, Horner tem enfrentado dificuldades e uma série de questões. A começar no início de 2024, antes da primeira etapa do campeonato, onde sofreu acusações de comportamento inapropriado de uma funcionária da fábrica da equipe.
Agora, em 2025, a equipe não tem conseguido performar da maneira esperada. Até o momento, após 12 etapas e metade do calendário já cumprido, conseguiu apenas duas vitórias com Verstappen, além de já ter realizado uma troca de pilotos ainda na terceira etapa e aparecer na quarta posição no Mundial de Construtores.
Com a saída imediata de Horner, quem assume agora o papel de chefe da Red Bull é Laurent Mekies, que antes chefiava a Racing Bulls, e Alan Permane toma seu lugar.
Abaixo, confira todas as conquistas de Horner com a Red Bull na F1:
- Oito títulos do Mundial de Pilotos
- Seis títulos do Mundial de Construtores
- 124 vitórias
- 107 pole-position
- 287 pódios