Portugal garantiu uma vitória categória por 5-0 sobre a Polónia, em jogo da segunda jornada do Grupo C do Europeu Sub-21, disputado este sábado em Trencin, na Eslováquia. Geovany Quenda, com dois golos, Henrique Araújo, Paulo Bernardo e Rodrigo Gomes foram os autores dos tentos lusos, num triunfo que coloca a seleção nacional no comando da tabela classificativa.
A equipa de Rui Jorge dominou desde o início, resolvendo o encontro ainda na primeira parte. Geovany Quenda abriu o marcador aos 16 minutos e voltou a marcar aos 24, seguindo-se os golos de Henrique Araújo (30′) e Paulo Bernardo (41′). No segundo tempo, Rodrigo Gomes fechou a contagem aos 63 minutos, completando uma exibição convincente.
Em declarações no final do encontro, o selecionador português destacou a importância das transições ofensivas: “Foram muito importantes, porque foi através dessa forma que conseguimos desbloquear um bocadinho a partida. A Polónia defende muito baixo e bem. Quando ficámos na frente do marcador, tiveram necessidade de pressionar mais alto, o que nos abriu a possibilidade de lançar mais contra-ataques. Nesse momento, estivemos sublimes”.
Rui Jorge admitiu, no entanto, que o resultado não reflete totalmente o equilíbrio do jogo: “Creio que o resultado não traduz a realidade do jogo. São números demasiado expressivos para o rendimento das duas equipas”. O técnico enalteceu ainda a postura coletiva da equipa, referindo-se ao último golo como exemplo: “O nosso último golo é brilhante pela mentalidade que está subjacente. Qualquer um poderia querer marcar, mas esperaram pelo momento certo para passar ao companheiro melhor colocado”.
O selecionador justificou as alterações no ‘onze’ inicial, dando descanso a Tiago Tomás, Mateus Fernandes e Rafael Rodrigues: “Precisavam de algum repouso, porque fartaram-se de correr. Entre tê-los mais desgastados ou outros que poderiam fazer bem as posições, optei por trocar”. Sobre Geovany Quenda e Roger Fernandes, Rui Jorge preferiu destacar o coletivo: “São dois ótimos jogadores, mas toda a equipa pensa de forma coletiva. É igual se jogar o Quenda, o Rodrigo Gomes ou o Carlos Forbs, porque entendem-se na mesma”.
Com este resultado, Portugal soma quatro pontos no Grupo C do Europeu Sub-21, os mesmos que a França, que venceu a Geórgia por 3-2. Os lusos enfrentam os georgianos na próxima terça-feira, num duelo que pode garantir a qualificação para as meias-finais. A Polónia, sem pontos, está já eliminada da competição.