Durante a Cimeira de Financiamento de Luanda para o Desenvolvimento das Infraestruturas em África, que decorre de 28 a 31 de Outubro, o Access Bank sublinhou que a colaboração entre países africanos e a integração económica são essenciais para impulsionar a industrialização e o crescimento sustentável no continente.
O evento, que conta com o patrocínio do Presidente da República de Angola, João Lourenço, e reúne líderes africanos, representantes de instituições internacionais e entidades do setor financeiro, tem como objetivo promover investimentos em infraestruturas estratégicas que fortaleçam a conectividade regional, estimulem o comércio continental e sustentem o desenvolvimento económico de África.
No Painel de Alto Nível sobre Financiamento Industrial, o Presidente da Comissão Executiva (PCE) do Access Bank Angola, Ricardo Ferreira, afirmou que a criação de condições favoráveis para investimento e a eliminação de barreiras internas são determinantes para o sucesso da industrialização africana.
“A colaboração é a chave da Zona de Comércio Livre Continental Africana (ZCLCA), e é crucial repensar como os países africanos interagem entre si. Não devemos ter barreiras que dificultem a circulação de investidores no continente, pois o capital vai onde se sente confortável”, afirmou o PCE.
Ricardo Ferreira também destacou que a mobilidade de pessoas e capitais é fundamental para consolidar a integração económica e criar um mercado continental mais competitivo e atrativo para investidores.
Por fim, Ferreira destacou a importância de financiamentos acessíveis e o fortalecimento dos mercados financeiros locais para impulsionar a industrialização. “Não falta capital no mundo. O desafio é garantir que projetos bancáveis encontrem financiamento e que os países possam gerar depósitos em moeda local para desenvolver a indústria e o comércio regional”, concluiu.
