Segundo as previsões da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico, a guerra comercial levada a cabo por Trump será traduzida num conjunto de consequências que irão reflectir não apenas sobre a economia norte-americana, como também sobre outros países.
O relatório publicado pela organização na terça-feira apresenta indicadores relativamente baixos no que diz respeito as previsões de crescimento económico dos EUA para o ano em curso, anteriormente previstas em 2,2% e após novos estudos com uma queda prevista para 1,6%, com previsões de uma nova queda para o ano de 2026.
Além da economia norte-americana, a organização espera também uma queda para 2,9% a nível da economia global para o corrente ano, e para o ano de 2026 uma queda também com relação as anteriores previsões que indicavam um crescimento entre os 3,1% e 3%.
“A economia global mudou de um período de crescimento resiliente e inflação em declínio para um caminho mais incerto” Mathias Cormann, Secretário-Geral da Organização
O mesmo considera a incerteza política verificada nos dias de hoje como uma das, se não a principal causa para o enfraquecimento do comércio e do investimento, desencorajando os empresários e consumidores, refletindo assim sobre as crescentes possibilidades de existência de queda nos níveis de crescimento económico.
O Economic Outlook, prevê que as economias mais afetadas sejam as da China, Canadá, México e dos EUA, sendo que são estes os principais países sobre os quais incidem tais tarifas.