Banco Económico regressa ao prejuízo após lucro no 1º trimestre

O Banco Económico (BE) voltou a registrar prejuízo no segundo trimestre de 2025, invertendo o lucro de 21,2 mil milhões de kwanzas (Kz) obtido nos primeiros três meses do ano. Segundo dados do balancete apurados pela E&M, o prejuízo entre Abril e Junho atingiu 673,3 milhões de Kz, marcando um recuo no desempenho financeiro da instituição.

Em termos homólogos, as perdas recuaram 98%, já que, no mesmo período do ano passado, o prejuízo foi de 38,5 mil milhões Kz. No entanto, o BE permanece em falência técnica com passivos de 1,3 biliões Kz, valor superior aos activos que somam 729 mil milhões Kz.

A carteira de crédito sofreu uma queda de 53%, passando de 82 mil milhões Kz para 53 mil milhões Kz. O rácio de transformação que mede a relação entre empréstimos e depósitos, ficou em 68% abaixo dos 112% registados no período anterior, sinal de uma retracção na concessão de crédito face à captação de depósitos.

Por outro lado, os investimentos em títulos e valores mobiliários aumentaram de 138 mil milhões para 453 mil milhões Kz, enquanto as aplicações em bancos centrais e outras instituições financeiras tiveram saldo negativo de 293 mil Kz.

A liquidez da instituição cresceu 6%, chegando a 78 mil milhões Kz em Junho contra 73 mil milhões no mesmo período de 2024.

Fonte da Matéria

Guardar (0)
Por favor, faça login para marcar Fechar
Compartilhar:
Add a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *