Crise Financeira Leva Botsuana a Declarar Emergência de Saúde Pública

O Presidente do Botsuana, Duma Boko, declarou esta segunda-feira (25) uma emergência de saúde pública, após o colapso da cadeia de abastecimento médico nacional, que deixou hospitais e clínicas sem medicamentos e outros bens essenciais.

Segundo a Reuters, o Chefe de Estado anunciou que as forças armadas irão supervisionar uma campanha de distribuição de medicamentos de emergência, com os primeiros carregamentos a partir de Gaborone rumo a zonas mais remotas.

O Ministério da Saúde já havia alertado, no início de Agosto, para a escassez de medicamentos e materiais médicos, motivada por dificuldades financeiras não especificadas, o que levou ao adiamento de todas as cirurgias não urgentes.

“A cadeia de abastecimento médico, gerida pelos armazéns médicos centrais, falhou. Esta falha conduziu a uma grave perturbação dos fornecimentos de saúde em todo o país”, declarou Boko.

Para mitigar a crise, o Ministério das Finanças aprovou 250 milhões de pulas (17,35 milhões de dólares) em fundos de emergência destinados à aquisição imediata de medicamentos.

O Botsuana enfrenta este ano restrições orçamentais agravadas pela recessão prolongada no mercado mundial de diamantes, principal fonte de receitas do país. A situação tornou-se ainda mais crítica após os cortes de financiamento dos Estados Unidos ao sector da saúde.

No início de Agosto, Boko denunciou preços inflacionados na aquisição de material médico e perdas significativas nos sistemas de distribuição. Já o Ministério da Saúde reconheceu uma dívida de 73,6 milhões de dólares a hospitais privados e fornecedores, o que tem dificultado ainda mais o abastecimento.

Entre os medicamentos em falta encontram-se os destinados a hipertensão, cancro, diabetes, tuberculose, asma, saúde sexual e reprodutiva, saúde mental e problemas oftalmológicos, além de materiais básicos como pensos e suturas.

Add a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *