Comentar

Dangote investe cerca de 3 mil milhões de dólares para construção de fábrica de fertilizantes na Etiópia

O Dangote Group e a Ethiopian Investment Holdings anunciaram esta quinta-feira, em comunicado, a assinatura de um acordo de investimento estratégico de US$ 2,5 bilhões para a construção de um complexo de produção de fertilizantes na Etiópia.

Segundo o comunicado, este projecto, com capacidade anual de 3 milhões de toneladas, representa muito mais do que um simples investimento industrial: marca uma virada histórica em direcção à soberania alimentar da Etiópia.

“A nossa ambição é clara: reduzir a dependência do país das importações de fertilizantes, garantir um fornecimento confiável para os agricultores locais e tornar a Etiópia um líder global neste sector-chave”, ressalta.

“Gostaria de agradecer ao primeiro-ministro Abiy Ahmed pela sua liderança visionária e compromisso com o desenvolvimento agrícola sustentável. Essa parceria contribuirá para a criação de milhares de empregos, a melhoria da produtividade agrícola e o fortalecimento da competitividade da região.Estamos honrados em fazer parte desta grande transformação e esperamos celebrar em breve, com o povo etíope, a inauguração desta nova era para o setor agrícola do país”, conclui.

A Etiópia é o maior importador de fertilizantes de África, mas o governo quer mudar isso. O consumo de fertilizantes no país aumentou em média 10,76% ao ano entre 2017 e 2023, atingindo 1,7 milhão de toneladas no ano passado. Só a ureia representou 765.000 toneladas, ou 45% do total, de acordo com o Centro Internacional de Desenvolvimento de Fertilizantes (IFDC).

Fonte da Matéria

Guardar (0)
Por favor, faça login para marcar Fechar
Compartilhar:
Add a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *