O Presidente da República, João Lourenço, anunciou nesta sexta-feira, 29, em Luanda, que o Executivo vai investir, este ano e nos próximos dois anos, mais de 700 milhões de dólares no combate ao fenómeno de milhares de crianças fora do sistema de ensino em todo o território nacional.
Ao intervir na abertura da I Conferência Nacional sobre o Capital Humano, o Chefe de Estado revelou que foram alocados 199 milhões de euros em 2024 para suprir o défice de escolas do ensino de base nas províncias de Luanda e Icolo e Bengo.
Segundo o governante, a estratégia inclui ainda a mobilização de 500 milhões de dólares adicionais, destinados, ao longo dos próximos dois anos, à construção de novas escolas do ensino de base em diversas regiões do país, procurando reduzir a exclusão escolar. O investimento contempla também a reabilitação de infraestruturas e a formação e contratação de professores.
Reconhecendo os “enormes desafios” ainda existentes, João Lourenço salientou, no entanto, os progressos obtidos nos últimos 50 anos. Antes da Independência, a taxa de analfabetismo rondava os 85%; hoje, situa-se em 24% entre a população acima dos 15 anos, com maior incidência nas mulheres e nas comunidades rurais.
O Presidente destacou que 85% das escolas públicas já oferecem a classe de Iniciação, alcançando uma taxa bruta de escolarização de 64,4% no ano letivo 2024/2025. Apesar disso, a taxa de conclusão do ensino primário mantém-se nos 61%, valor que considera insuficiente.
No ensino secundário, a cobertura tem crescido, embora os indicadores continuem baixos. No ano letivo 2024/2025, a taxa de escolarização foi de 61% no I Ciclo e de apenas 35% no II Ciclo, o que acaba por limitar o acesso ao ensino superior, cuja taxa de escolarização não ultrapassa os 8%.
João Lourenço observou que a explosão demográfica tem contribuído para o aumento de crianças fora da escola ou a estudar em condições precárias, sublinhando que o ensino privado e as escolas das Igrejas reconhecidas têm tido um papel crucial na compensação das lacunas do sistema público.
