Sector imobiliário domina 80% dos investimentos

O valor líquido sob gestão dos Organismos de Investimento Coletivo (OIC) recuou 2,22%, passando de 1,20 biliões Kz em Maio para 1,17 biliões Kz em Junho deste ano, de acordo com os cálculos da E&M com base no relatório mensal da Comissão de Mercado de Capitais (CMC).

Esta queda, segundo o documento, é justificada pela desvalorização dos activos dos fundos mobiliários (18%) e com a liquidação de dois fundos (BFA Oportunidades XXI e BCS Multiplica), os quais representavam 2,45% no activo total dos OIC.

A maior parte dos investimentos está alocada em Fundos de Investimento Imobiliário (edifícios, terrenos e rendas), com um valor líquido de 939 mil milhões Kz (79,64% do total). Já os Fundos Mobiliários (renda fixa e variável) captaram 120 mil milhões Kz, enquanto as Sociedades de Investimento Imobiliário somaram 110 mil milhões Kz.

Independent Finance Advisors lidera o mercado

Dados da CMC revelam que três Sociedades Gestoras de Organismos de Investimento Coletivo (SGOIC) detêm 72,43% do mercado. A Independent Advisors lidera com 34% de participação, seguida pela Hemera Capital Partners (30,95%) e pela Finmangement (11,35%).

A Independent Advisors gere três OICs, com activos avaliados em 400,5 mil milhões Kz. A Hemera Capital Partners administra 399 mil milhões Kz em três fundos, enquanto a Finmangement ocupa a terceira posição, com 146 mil milhões Kz em dois OICs. A BFA Gestão de Activos, embora tenha o maior número de fundos (12), administra apenas 62 mil milhões Kz.

Fonte da Matéria

Guardar (0)
Por favor, faça login para marcar Fechar
Compartilhar:
Add a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *