Trump afirma que Zelensky pode estar pronto a ceder a Crimeia à Rússia

O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, disse crer que o seu homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, está disposto a ceder a Crimeia ocupada à Rússia, uma teoria que o governo ucraniano há muito se recusa a admitir

Numa conferência de prensa informal num aeroporto de Novidade Jérsia, no domingo, foi perguntado diretamente a Trump se o presidente ucraniano estava disposto a ceder a península, que a Rússia ocupou pela primeira vez em 2014, numa invasão que há muito é condenada internacionalmente porquê ilícito.

“Penso que sim”, respondeu Trump a uma pergunta direta sobre a preâmbulo de Zelenskyy à teoria de renunciar totalmente à Crimeia.

“Não falem comigo sobre a Crimeia, falem com Biden e Obama”. Trump tem repetidamente culpado os seus antecessores do Partido Democrata pelas duas invasões de Putin na Ucrânia, embora o seu primeiro procuração presidencial tenha observado a um dramático descongelamento das relações de Washington com Moscovo e a nenhuma ação contra a ocupação não reconhecida pela Rússia da Crimeia e de partes das regiões ucranianas de Luhansk e Donetsk.

Trump fez comentários semelhantes numa conferência de prensa na Sala Oval, na sexta-feira, ao lado do primeiroministro norueguês Jonas Gahr Støre e do macróbio secretário-geral da NATO Jens Stoltenberg. “Quando se fala da Crimeia, [é território] que foi entregue durante a presidência de um varão chamado Barack Hussein Obama”, disse Trump. “Isso não tem zero a ver comigo, a Crimeia, isso foi há 11 anos com Obama”.

“E eles tomaram uma decisão, não houve uma projéctil disparada, não houve luta, não houve zero, eles simplesmente entregaram-na. Agora dizem: ‘Podem recuperá-la?’ Muito, acho que isso vai ser uma coisa muito difícil de fazer”. Trump também culpou Obama pela “entrega” numa publicação na sua plataforma online Truth Social.

Fonte da Matéria

Guardar (0)
Por favor, faça login para marcar Fechar
Compartilhar:
Add a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *