O ministro das Relações Exteriores, Téte António, já se encontra em Nova Iorque para participar na 80.ª Sessão da Assembleia-Geral das Nações Unidas (AGNU).
No Aeroporto Internacional de Teterboro, em New Jersey, o governante foi recebido pelo representante permanente de Angola junto da ONU, Francisco da Cruz, e pela cônsul-geral em Nova Iorque, Augusta Bessa, entre outras individualidades.
Fórum de debate global
A Assembleia-Geral das Nações Unidas é um dos seis principais órgãos da organização e constitui um fórum de debate onde todos os 193 Estados-membros têm representação igualitária, cada um com direito a um voto, independentemente da sua dimensão ou poder económico.
O órgão discute questões internacionais ligadas à paz e segurança, desenvolvimento, direitos humanos e direito internacional, além de aprovar o orçamento da ONU e supervisionar o funcionamento das suas agências e programas.
Multilateralismo e diálogo
A AGNU desempenha ainda um papel fundamental na consolidação do multilateralismo, promovendo o diálogo entre países e refletindo os consensos — ou divergências — da comunidade internacional sobre temas centrais da política e diplomacia globais.
